Arrase!, de RuPaul


Saluton!

Hoje a gente vai conversar sobre mais um dos livros do projeto #LeiaComOrgulho! O livro da vez é o Arrase!, da RuPaul - Mama Ru para os íntimos.

Talvez você não saiba ou não a conheça, mas RuPaul é a drag queen mais famosa da atualidade. Conhecida por suas músicas icônicas e o reality show RuPaul's Drag Race, a queen quebrou recordes e alçou voos até então impossíveis, colocando pessoas LGBTQ+ em lugares importantes.

Enfim, bora ver o que eu achei do livro? 😉


JÁ É INSCRITO NO CANAL? 
Se inscreve lá, por que ajuda pra caramba! :)



SINOPSE
CHEGA DE SE SUBESTIMAR, SUA HORA É AGORA! Arrase! tem dicas úteis e provocativas sobre moda, beleza e autoestima para elas e eles, hétero ou gay — e todos entre os extremos! Ninguém sabe mais sobre a vida, a autoexpressão e a felicidade do que RuPaul. O livro é tão colorido, divertido e intrigante quanto RuPaul, recheado de fotos e conteúdos que vão muito além do reality show. Os fãs vão ter um pedaço da filosofia da mãe de todas as drag queens — e verão como não são só as roupas que fazem um homem ou uma mulher! Mais do que um guia de estilo, esse é um mapa para a estrada tumultuosa que é a vida. Boa sorte, e vê se não estraga tudo!


Essa resenha não tem spoiler, fiquem tranquilos. :)

O já mencionado aqui RuPaul's Drag Race é, simplesmente, meu reality show favorito. Já assisti à todas as temporadas e 9 a cada 10 músicas cantadas no show estão em todas as minhas playlists. Segundo meu last.fm (me segue lá!), RuPaul é a artista que eu mais ouvi na minha vida (mais até do que a Selena Gomez (!!!), que é minha cantora favorita). A queen foi - e ainda é - bastante importante pra mim, pois foi responsável por abrir meus olhos pra um mundo que eu nem sabia que existia, além de, claro, me apresentar à vivências completamente diferentes da minha.

Toda essa introdução pra dizer pra vocês que, apesar d'eu amar a Ru, eu tinha zero vontade de ler esse livro. Além da capa ser bem brega, a ~busca por estilo~ não me interessava nem um pouco. "Mas então por que raios você leu esse livro, Álex?". Bom... tive dois grandes motivos: o primeiro deles é a presença desse livro na listinha do #LeiaComOrgulho (clique aqui se não souber do que eu tô falando (leia esse post e participe do projeto, hein!)) e o segundo é mais humilde: ele estava custando R$10 na feirinha que eu fui hoje. Inclusive, gostaria de ameaçar publicamente meus amigos Mathias e Tay, por não terem me impedido de comprá-lo.😅


Fui ao shopping hoje e, assim que cheguei em casa, abri o livro super despretensiosamente. 3 horas depois eu o havia terminado... é.

Quando comecei a leitura, esperava encontrar uma espécie de autobiografia com toques de humor e as inevitáveis dicas de beleza e etc., mas o Arrase! é, na verdade, um livro de autoajuda com dicas de beleza!


O livro começa com uma introdução bem fofinha, com a Ru contando um pouco da visão de mundo dela. Pra gente que já acompanha o show e a queen nas redes sociais, é bem legal, por que a gente fica mais na cabeça dela. É sempre muito bacana descobrir como as pessoas que a gente admira pensam. Nesse começo, ela fala um pouco sobre relacionamentos tóxicos e como eles podem influenciar positiva ou negativamente na nossa carreira/vida. Levei uns tapas enquanto lia esse começo, confesso.

O futuro pertence àquelas que aprendem com o passado.

Ao longo do livro, esse lado nãodeixadecorreratrásdosseussonhosnãoviadoporquevocêvaiconseguir vai sendo deixado de lado, dando lugar àquela parte que eu já mencionei anteriormente, com dicas de beleza e a vida íntima dO RuPaul. Uma sucessão de fatos e dicas desinteressantes (para mim!), que me fizeram empurrar o livro até o final. Mesmo não curtindo tanto os últimos dois terços do livro, fiz a leitura muito rapidamente. Três horas ininterruptas, pra ser mais exato. 😜

As lições da vida são aprendidas com os erros cometidos. Não tenha medo de errar.

Não posso encerrar esse post sem comentar a péssima tradução e a péssima revisão. Fico muito triste de ter que vir aqui e falar tão mal do trabalho de alguém, mas o estado do livro é triste. A gente sabe que o vocabulário queer lá de fora é bem marcante e singular, assim como o pajubá, mas os editores desse livro fizeram escolhas que eu, particularmente, não faria. Além de forçarem gírias e trejeitos diversas vezes ao longo do livro todo. Isso, somado às vírgulas repetidas e palavras inexistentes, fizeram com que eu tivesse que interromper minhas leitura e reler frases inteiras o tempo todo.


Arrase! é um livro escrito pra todos os fãs da Ru e do reality show que ela apresenta. Indicado pra quem quer saber um pouco mais sobre a vida da queen e, claro, pra quem procura dicas pra se montar! :)

E aí? Já leu ou ficou com vontade?
Comente sua opinião! \o/

0 Comentários