Resenha - O Doador (de Memórias) [Lois Lowry]




Sinopse: Um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.

Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.

Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Premiado com a Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, envolver os leitores no drama de seu personagem central e provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades.

Resenha
Eu terminei de ler esse livro recentemente, hoje pra ser mais preciso, e posso dizer pra você que é bom! Muito bom! Ele se destaca por ser um livro completamente de tudo o que eu já li. É uma distopia, é ação, é tudo! A determinação e coragem de Jonas me surpreenderam, o que fez ele se tornar um dos meus personagens favoritos.

Quando o livro começa, quando a história se inicia, Jonas tem apenas 11 anos e está apreensivo, com medo de chegar o dia que ele se tornaria um 12. Ele tem medo do que pode acontecer por que ele agora viraria um "adulto" e com isso ele teria mais deveres e teria que se tornar uma pessoa mais responsável. O fato de termos memórias como um "poder" é totalmente diferente e inesperado. Esse é um dos pouquíssimos livros que eu li em que, desde o início, eu estava torcendo pelo personagem; querendo que tudo o que ele tem procurado desde o início dê certo.

Eu recomendo esse livros a vocês por conta da história, e também pelo fato do Jonas ser um personagem perfeito! A construção dos personagens, todos sem exceção, foi muito perfeita! Ver o Jonas superar os seus limites é emocionante!

SPOILERS

Preciso falar isso com vocês. a parte em que o Jonas pega o Gabe pra fugir com ele foi incrível! Eu não sabia se eu gritava por que ele ia fugir com o Gabe e salvar suas vidas, ou seu eu ficava bolado porque é um garoto de 12 anos com um BEBÊ! Meu Deus do céu, não há palavras pra descrever esse livro!

FIM DOS SPOILERS

Enfim, o livro O Doador é um livro muito diferente do outros que são escritos, ele se destaca pela construção de seus personagens e originalidade! Super recomendo pra vocês! :)

Nota: 5/5

1 Comentários

  1. Esse livro deve ser MUITO BOM!! Sua resenha me deixo com muita vontade de ler!! AMEI a resenha *-*

    Parabéns pelo blog lindo!!

    Beijos :)
    http://livrearblog.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem