Caraminholas: Sobre começar e não terminar livros

janeiro 19, 2018

Saluton!

Começo de ano é normal que nós, leitores, façamos metas de leitura; livros que queremos ler, séries pra terminar, sair da zona de conforto, enfim. Muitas sãos as metas que fazemos e, as vezes, no desespero, a gente acaba lendo coisas curtas e rápidas pra batê-las - confesso que fazia muito isso, embora não achasse saudável.

Acontece que muita coisa vem mudando no meu eu leitor, então hoje vamos conversar sobre isso! :)

JÁ É INSCRITO NO CANAL? 
Se inscreve lá, por que ajuda pra caramba! :)



Eu sou do tipo de leitor que não consegue forçar livros, essa é a verdade. Eu gosto de pegar pra ler o que eu tô a fim no momento: uma fantasia épica? Um romance? Um YA? Seja lá o que for, dou uma olhada na minha coleção, escolho um título e mando bala. Mas aí é que mora o perigo: e se eu tiver com vontade de ler várias coisas ao mesmo tempo?

Desde o começo de Janeiro eu só li um livro - foi Mosquitolândia, inclusive - e, desde então, eu já comecei outros 5 e não terminei nem um. Meu amigo Sam, coitado, acompanha de perto essas frustrações e indecisões. O que mais me frustra, no entanto, é que tô amando cada um dos livros que eu comecei, sem exceção. Os livros têm personagens legais, histórias cativantes e tudo mais. Se os livros estão legais, porque não sinto vontade de dar continuidade?

Já tentei olhar pelo ponto de vista de que meu cérebro não está a fim de ler, que devo parar e dar um descanso pra mim mesmo, mas não acredito que seja isso. Esse mês eu li dois contos muito bons do H. P. Lovecraft com certa lentidão, mas, no fim, consegui tirar proveito a leitura.

Livros que comecei: O Protegido (Peter V. Brett), A Bussóla de Ouro (Phillip Pullman), O Poço da Ascensão (Brandon Sanderson), A Espada de Shannara (Terry Brooks) e Corte de Espinhos e Rosas (Sarah J. Maas).

Mas e aí? Vocês já passaram por isso? Me contem suas experiências aqui embaixo!
Vamos conversar! :)

2 comentários:

  1. O único livro da minha estante que comecei e larguei foi Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que fala um pouquinho da 2ªGM, eu tentei ler 2x e sempre desisto no mesmo lugar. Fora ele, sempre consegui ler meus livros até o final e acho que o que me ajuda é ter pouca opção de leitura mesmo, rs.
    Mas concordo com sua atitude, não devemos forçar algo que não está nos agradando.

    https://collxtion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tava assim mesmo. Mas então eu sou bem o tipo de pessoa que consegue "forçar" a leitura se eu realmente estou gostando, se for livro digital, eu escolho ler de madrugada, que, por algum motivo, faz com que eu consiga engatar na leitura com mais facilidade. Já livro físico é muito difícil quando isso acontece, parece que eu passo horas na mesma página... De qualquer forma, já consegui ler uns sete livros esse mês, mas meu cérebro vive me dizendo que eu tô lendo muito pouco e etc, tem muitos dias que eu nem mesmo pego em um livro ou não passo da primeira linha. O primeiro livro que eu comecei no ano parei de ler e não consigo mais continuar por mais que eu queira (é livro físico). Me sinto envergonhada comigo mesma??
    Meu primeiro depoimento aqui no blog, que emoção :')

    ResponderExcluir

Deixa a sua opinião, ela é mega importante pra mim! E, ah, se você tiver um blog, deixa o link aí! Vou adorar retribuir a visita! <3

Obrigado! :D

Tecnologia do Blogger.