Origem, do Dan Brown

novembro 27, 2017

Saluton!

Em 2017 foi lançado mais um livro do polêmico autor chamado Dan Brown; ele escreve livros sobre um professor de simbologia de Harvard, o famoso Robert Langdon. Entre os livros desse personagem podemos citar Anjos e Demônios e o famoso O Código Da Vinci.


JÁ É INSCRITO NO CANAL? 
Se inscreve lá, por que ajuda pra caramba! :)



SINOPSE
De onde viemos? Para onde vamos?

Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência".

O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana.

Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre.

Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch.

Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo.

Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.


Essa resenha não tem spoiler, fiquem tranquilos. :)

Assim que vi na news da Arqueiro que mais um livro do Dan Brown seria lançado, logo me empolguei. Li meu primeiro - e único, até então - livro do autor lá em 2014, quando eu tinha só 15 anos (foi o Anjos e Demônios). Lembro de ter achado a história única, ousada e original. Origem foi o meu segundo livro do autor, então cá estou eu pra dizer o que achei! :)

Gostaria de começar essa resenha dizendo que o livro é bem legal, mas tem seus altos e baixos. O mais legal dessa história, acredito, é o próprio protagonista, que é carismático e tem umas sacadas geniais. É muito interessante e envolvente a forma como o autor vai construindo esse personagem: lenta e gradativamente. Mesmo não tendo lido todos os livros com o Langdon, sinto que o conheço muito bem e sou capaz de premeditar suas ações. Nhé, acho que não. Apesar de tudo, Langdon consegue ser meio imprevisível, o que dá certo tom de nãoseioquepodeaconteceraqui pra história.

Permitir a ignorância é dar poder a ela. Não fazer nada enquanto nossos líderes proclamam absurdo é um crime de complacência. Assim como deixar que as escolas e as igrejas ensinem inverdades completas ás nossas crianças.

A história se desenrola de forma a deixar você, caro leitor, preso até a última palavra. Apesar de meio lento, as coisas se desenrolam no tempo e na medida certa.

Toda a coisa do "De onde viemos?" e "Para onde vamos?" é bem legal, fisga a gente e fica impossível de largar o livro. As vezes, certas cenas e atitudes são meio previsíveis, o que pode incomodar certos tipos de leitores, mas o desenrolar de tudo é bem bacana. Como sempre, esse livro é recheado de referência históricas e culturais. Lugares, museus e pinturas reais costuram essa história de uma forma bem bacana, o que dá uma verossimilhança bem grande.

Em Anjos e Demônios a escrita do Dan Brown é gostosa e ágil; aqui, em Origem, senti que ele perdeu um pouco a mão. Normalmente ele mistura descrição e "ação" na medida certa. A gente conhece os personagens, entra na cabeça do Langdon e, ainda assim, conhecemos os lugares. Em Origem eu fiquei um pouco incomodado com as descrições em excesso. Se ao menos os detalhes fizessem diferença, seria bacana, mas no fim das contas elas foram desnecessárias. Se Origem for virar um filme, acho que elas se tornarão bacanas.


A Editora Arqueiro fez um lançamento simultâneo, então fiquei meio receoso com a tradução e a revisão do livro; minha preocupação foi à toa. Mais uma vez a Arqueiro traz uma tradução muito fiel ao texto original e uma revisão impecável. ❤


Origem é um livro rápido, ágil, de tirar o fôlego dos leitores mais ávidos. Mais do que recomendado pra todos que curtem um bom mistério e uma história bem amarrada.

E aí? Já leu ou ficou com vontade?
Comente sua opinião! \o/

3 comentários:

  1. Achei bem interessante a resenha, nunca li nada do Dan Brown. Já vi trechos de alguns filmes que adaptaram algumas de suas histórias, etc. Mas nunca senti vontade de ler algo do autor, mas depois desta resenha, com certeza, ainda este ano, vou dar uma chance ao autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Depois não deixa de vir me contar o que achou, Biel! Apesar do "feijão com arroz", os livros dele são beeem legais! *-*

      Excluir
  2. Olá!
    Eu ainda não li o livro mas já me disseram que não é dos melhores do Dan Brown. Espero não me decepcionar pois eu li TODOS os livros dele e amei cada um. Estou com um pouco de receio do que vou encontrar nesse...
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir

Deixa a sua opinião, ela é mega importante pra mim! E, ah, se você tiver um blog, deixa o link aí! Vou adorar retribuir a visita! <3

Obrigado! :D

Tecnologia do Blogger.