Fortaleza Impossível, do Jason Rekulak

outubro 09, 2017

Saluton!

Recentemente peguei esse livro pra ler e, hoje, decidi vir contar o que achei da experiência de leitura. Já adianto que é um livro bom, mas que, pra olhos mais atentos e mentes problematizadoras, ele vai levantar alguns temas pra discussões - de forma não muito positiva.


JÁ É INSCRITO NO CANAL? 
Se inscreve lá, por que ajuda pra caramba! :)



SINOPSE
Até maio de 1987, Billy Marvin – um garoto de 14 anos que mora numa pequena cidade em Nova Jersey – é definitivamente um nerd feliz.

Ele e seus amigos inseparáveis, Alf e Clark, passam as noites se empanturrando de biscoitos e milk-shakes diante da TV, assistindo a filmes e conversando sobre música, cinema e seriados. Com a mãe trabalhando no horário noturno e a casa toda para si, Billy vara a madrugada fazendo aquilo que mais ama: programando videogames em seu computador.

Mas então a Playboy publica as fotos escandalosas de Vanna White, a famosa apresentadora de TV por quem os três são fascinados. Como ainda não são maiores de idade para comprar a revista, eles planejam um ousado assalto para roubá-la. É quando Billy conhece a brilhante, enigmática e também nerd Mary Zelinsky, e tudo começa a mudar...


Essa resenha não tem spoiler, fiquem tranquilos. :)

Fortaleza Impossível é o meu primeiro contato com o autor. Como ainda não tinha visto ninguém comentando sobre ele ou sobre o livro, iniciei a leitura com expectativa zero, logo, me surpreendi. Gostei da narrativa rápida e direto ao ponto do autor, que, ao longo de todo o livro, constrói seus personagens e dá profundidade à trama. Ele não se prende a detalhes pequenos, nos levando direto à "ação".


Os personagens desse livro são profundos, são tridimensionais. Os protagonistas têm 14 anos, então pra mim, que sou um garoto, rolou muita identificação. Conforme eu ia lendo, via o Álex de 14 anos ali, o que foi bem legal. A dinâmica Billy-Clark-Alf é bem legal; é fácil se sentir parte desse grupo de amigos, se sentir abraçado. Uma coisa que me incomodou em 80% dos personagens é que eles são meio gordofóbicos/machistas. Eles têm uns discursos e certas atitudes que foram incômodas pra mim, que sou magro e homem. Enfim, não sei o que você aí, que tá lendo essa resenha, acredita que seja um problema, então vale o alerta. 😉


O livro se passa na década de 80, logo, faz MUITA referências as coisas da época: filmes, jogos, costumes e, principalmente, MÚSICA! Ele tem uma vibe muito nostálgica que fez com que eu tivesse de recomeçar a leitura assim que finalizei. Muito bom mesmo!

Eu juntei todas as músicas mencionadas no livro numa playlist no Spotify! Confira!



A questão do jogo Fortaleza Impossível dentro da história é bem legal! O tempo todo a gente fica a fim de saber no que vai dar tudo isso, torcendo pra que Billy e Mary atinjam seus objetivos. Além disso, o jogo existe na vida real e é bem legal! Clique aqui para jogar!



Fortaleza Impossível é um livro de leitura rápida, que nos transporta pra década de 80, junto a personagens simples e carismáticos.

E aí? Já leu ou ficou com vontade?
Comente sua opinião! \o/

2 comentários:

  1. Olá!

    Tenho muita vontade de ler esse livro pelas referências aos anos 80 (amo!) que ele trará (Stranger Things Feelings *----*). Só é uma pena esse lado dos personagens serem gosdofóbicos e machistas, mas creio que dê pra ler meio que "abstraindo" essa parte (a gente tenta, né?!).

    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica de leitura.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Salve, hehe.

    Hum... Eu acho que sou um cadinho problematizador, então obrigado por avisar sobre esses posicionamentos machistas e gordofóbicos que as personagens possuem, é bom estar preparado para cenas desse tipo, o ranço é menor, hehe.

    Eu gostei da temática do livro, amo referências - especialmente de jogos e filmes -, então fiquei ainda mais ansioso pra ler. E valeu pela playlist do spotify, vou ficar atento as músicas e ouvi-las quando estiver lendo o livro (coisa que eu espero que aconteça próximo mês).

    Abraços, inté.

    https://omalkavian.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixa a sua opinião, ela é mega importante pra mim! E, ah, se você tiver um blog, deixa o link aí! Vou adorar retribuir a visita! <3

Obrigado! :D

Tecnologia do Blogger.