Não estou lendo. E agora?


Oi, gentch!

Tô aqui, hoje, pra gente conversar um pouco sobre a nãotôlendofobia. Nós, leitores, que vivemos nesse mundo que existe na internet, sentimos uma constante pressão pra ler muitos livros no mês. É comum ver booktubers/blogueiros literários mostrando suas mais de 8, 10 leituras no mês. É comum que nos sintamos inferiores. Ou não? Bora discutir sobre isso! :)


Como vocês podem perceber pelo local onde leem (risos), eu sou um blogueiro literário. Além de manter esse blog com dicas de livros e tudo mais, também tenho um canal no YouTube. Por conta disso, é aconselhável que eu leia bastante pra manter um ritmo de vídeos legal, sempre atualizado com conteúdo novo, novas dicas, recomendações de lançamentos e tudo mais. Sabendo disso, podemos fazer uma associação simples: menos livros lidos = menos conteúdo. Essa ligação é real? Isso existe? Será, mesmo, que eu só posso abastecer meu canal/blog com livros novos ou que li recentemente? A resposta é simples: não.

Muitos blogueiros perdem a vontade de ler por se sentirem frequentemente pressionados a ler sempre mais de cinco, seis livros no mês. Isso é surreal. As pessoas, ansiosas por verem seus números aumentarem, acabam esquecendo que ler é um hobby, um passatempo, uma diversão. Não deixe que essa coisa que te dá prazer vire rotina ou obrigação. Leia pelo simples prazer de estar lendo. Leia por que te faz bem.

Pensando nisso, trouxe algumas dicas valiosíssimas (é um super segredo, não conta pra ninguém) se você não quer entrar de ressaca literária ou quer, apenas, fazer com que as leituras voltem a ser o que eram antes.

~
LISTA DE COISAS QUE AS PESSOAS JÁ DEVERIAM FAZER, MAS NÃO FAZEM
Ler só quando estiver afim.
Ler por que está afim de ler.
Ler.
~

Riquíssima, essa lista, não?

Eu, Álex, comecei esse blog com 15 anos. Ia entrar no terceiro ano do Ensino Médio e lia feito um troço. Isso era comum pra mim, até por que eu tinha amigos com quem comentar. Hoje em dia eu leio pouquíssimo e isso nunca me impediu de criar novos conteúdos. No ano passado [2016] eu me sentia mal por isso, mas, hoje, vejo que isso é perda de tempo. Quer trazer um conteúdo legal pro seu canal, mas não tem lido nada? Traz uma lista temática, responda uma tag que seja relevante. Crie. Invente.

Ler é incrível, é o melhor/maior dos prazeres, então não deixe que essa essência se perca. Você, leitor, que não tem blog/canal, continue lendo por que te faz bem. Leu 1 ou 2 livros no mês? Ótimo! A média de leitura dos brasileiros é de 4 livros no ano! Você, só de estar aqui, lendo isso, já está à frente. Já está lendo/querendo ler. Continue fazendo a diferença! :)

Mas e aí? Qual foi o último livro que você leu? Me conta aí! ;)

7 comentários:

  1. que excelente texto, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. De meados do ano passado pra cá eu tenho tido muito essa "ressaca literária", tem uns 7 livros "lendo" no meu skoob, tudo sem terminar, pq bate um desânimo de ler, ai vou pegando outro, pegando outro, e fica acumulando leituras. Termino um, não termino outros, pego mais um e assim sucessivamente... é f*da.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então, Mari, eu já sou meio diferente, sabe? quando eu tô com "a famosa" eu só aceito, as vezes não me forço. assisto filmes, ponho as séries em dia e faço outras coisas simples e caseiras que me dão prazer, sabe? Março foi um dos meses que não li quase nada; resultado: assisti 13 filmes em uma semana e aprendi a faz bolo de cenoura. kkk

      Excluir
  3. Mais que amor de post hein?
    Disse tudo o que muitos querem dizer mas que não têm coragem.
    Obrigada por alegrareu dia com estas belas palavras.
    Um super beijo 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh, que amor! vc não faz ideia de como essa mensagem melhorou meu dia! <3

      Excluir
  4. Alex, disse tudo! Ler nunca deve ser uma obrigação e se estiver sendo é porque está sendo feita do jeito errado.
    Para nós blogueiros literários, não só de resenhas de livros um blog ou um canal se alimenta. Há muitos outros assuntos, como você.
    Fiquei curiosa para saber sua idade. Vi na aba "sobre" 15 anos, mas tenho minhas dúvidas.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Curtiu o post? Deixe seu comentário aqui embaixo, pra gente poder debater! \o/

Só comente algo relacionado ao post. Não desrespeitar ou insultar ninguém, caso contrário, o comentário será excluído.

Tem um blog? Comenta aí embaixo, pra que eu possa te fazer uma visita! :)

siga no Instagram

@umbookaholic