Johnny Bleas - Um Novo Mundo, do J. G. Brene.


Oi, pessoal, tudo bem? :)

Hoje eu tô aqui pra, mais uma vez, falar de livro nacional! Como vocês sabem - e já devem imaginar - venho falar sobre um livro jovem-adulto de fantasia. Johnny Bleas - Um novo mundo foi escrito pelo João Gabriel Brene e publicado pela Editora Pandorga.

// Gostaria de começar esse post agradecendo imensamente ao autor, por ter sido carinhoso e paciente comigo. Ele também me enviou uma cópia do livro, com um autógrafo liiindo. 💖



SINOPSE

Órfão de pai e mãe, Johnny Bleas, tem uma vida confortável com seus tios, os Case, em uma fazenda no interior do estado. Até que ao acordar certa manhã e depara-se com a horrível cena de assassinato dentro de sua própria casa, a sincronia da sua vida se desfez e seu mundo começa a girar em meio a inesperadas desventuras. O triste som da morte abre as portas para algo que Johnny nunca poderia imaginar. Com o descuido de um passo em falso, ele é levado a uma nova dimensão, um novo mundo onde gnomos, castelos e piratas são apenas o começo. Um lugar mágico em que os enigmas do seu passado são revelados, onde o oculto que por tanto tempo dormiu, renasce e o assassino é descoberto em uma trama muito maior do que o esperado. Asterium, é o novo mundo, onde cada uma das peças do quebra cabeça se reconstitui, à medida que antigas peças se encaixam, novos mistérios nascem a partir de uma profecia que lhe defronta com o medo e a coragem de encarar um novo destino.


Essa resenha não contém spoilers. Pode ler tranquilamente. :)

Assim que li a sinopse do livro pela primeira vez, eu pude perceber que o tema era meio cliché e que seria mais um livro baseado na Jornada do Herói (que tal eu fazer um post sobre isso? comentem aí embaixo! <3). E, tá aí, essa foi a minha primeira surpresa. Um pouco antes do livro chegar aqui em casa, eu decidi procurar e ler algumas resenhas sobre ele e, quanto mais eu ouvia a história, mais cliché e comum ela ia soando, então isso já foi diminuindo minhas expectativas. Assim que o livro chegou eu comecei a lê-lo e, pra acalentar meu coração, o livro foi surpreendentemente bom! Sim, há Jornada do Herói e, sim, ele é cliché, mas o bom desse livro é que ele foi novo dentro do cliché (deu pra entender? kkk)

Com uma habilidade notável, J. G. Brene criou um mundo fantástico, habitado por seres místicos e personagens cativantes. Como eu estava esperando menos do livro, me surpreendi muito e pude apreciar cada página, cada parágrafo do livro. Fiquei completamente imerso na história, sem parar pra pensar muito no que poderia vir... isso fez com que tudo fosse mais imersivo e surpreendente.

Gostei muito do mundo e da construção em si, embora tenha sentido falta de algumas coisas. O autor focou muito na criação do mundo - me refiro à parte física da coisa - e acho que deixou os costumes, a cultura, religião dos outros povos de lado. Existe um blog, o O Mundo Mágico de Asterium, que conta com páginas e mais páginas de informações sobre o livro. É realmente uma enciclopédia do mundo dessa trilogia e lá o autor criou e explorou muito mais o mundo. Gostei de ter acesso a essas informações, mas acho que mais daquilo tinha que estar no livro. A edição física do livro conta com um mapa na parte de trás da capa, o que me ajudou a me situar melhor, já que o mundo é bastante extenso.

A trama é muuuito bem amarradinha. Foi bacana ver coisas simples do começo do livro fazendo sentido e tomando maior importância no fim da história.

Eu não sei se foi proposital, mas em várias partes do livro eu encontrei referências! Sim! Em um dado momento da história, nosso personagem principal, o Sr. Bleas, é levado pra esse novo mundo por um ser mágico chamado Thabillus. Esse nome e o início da relação entre os dois me lembrou bastante a relação da Lucy com o Sr. Tumnus, do livro As Crônicas de Nárnia: O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Até os nomes, Thabillus e Tumnus, são semelhantes! Adorei isso, sendo proposital ou não! *-*

Diagramação.
Como o livro é YA, ele é bem rapidinho. Além de curto, o livro é pa-pum, sabe? Você não precisa pensar muito. É uma história pra ler, fugir da realidade, viver aventuras em um mundo desconhecido. Se você estiver com tempo, em uma tardezinha chuvosa com uma boa caneca de café, você termina esse livro. :)

Outra coisa que me incomodou um pouco foi a revisão. Não há nenhum erro muito grave, mas senti falta de vírgulas em certos momentos... no vocativo e no aposto, por exemplo.


// CONSIDERAÇÕES FINAIS
Indico pra todos aqueles que estão em busca de uma boa aventura, com muita magia e ação. Personagens cativantes e uma mitologia única te aguardam nesse livro de estreia de João Gabriel Brene.

NOTA: 4/5

E aí? Já leu ou está afim de ler? Comenta aí!
Abraços e boas leituras! \o/

4 comentários:

  1. Acredite, tudo o que você achou do livro foi o que achei também! <3
    AMEI A RESENHAAA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaa
      obrigado, amigo! o livro é realmente muito bom! <3

      Excluir
  2. Nossa, Maravilhoso. Esse é o primeiro ou segundo? Fantasia já me conquista e esse livro é um dos que preciso adquirir. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é o primeiro volume da saga! pode ler sem preocupações, amigo, pq tenho certeza que vc vai adorar. ele me lembrou Nárnia em certos aspectos! :)

      Excluir

Deixa a sua opinião, ela é mega importante pra mim! E, ah, se você tiver um blog, deixa o link aí! Vou adorar retribuir a visita! <3

Obrigado! :D

Tecnologia do Blogger.